quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Dicas de tubulação de esgoto corretas


A "maldição do esgoto" após uma forte chuva começa a voltar e adquire proporções mais assustadoras quando, além do mau cheiro, começa alguma inundação e quer entrar dentro de casa !

Se o esgoto da máquina de lavar ou do tanque encontra um obstáculo no tubo de queda, um sólido ou mesmo ar pressurizado, ele retorna pela saída mais baixa, causando inundações fora ou dentro de casa, sem contar com o cheiro horrivel e o desespero acabar com seus bens mais preciosos.

O resultado será a formação de borbulhas malcheirosas ou um vazamento, e é preciso contratar uma desentupidora de esgoto e muita vezes não estamos preparados para esse tipo de gastos, não é mesmo?

O refluxo de água suja é comum na área de serviço e, em prédios, atinge principalmente os três pavimentos inferiores e nos deparamos no que fazer ou o que está errado, neste caso vamos a algumas dicas importante na instalações de rede de esgoto:

 

Instalação de Esgoto

Muitas casas ou mesmo prédios é comum ligar a tubulação que capta água de chuva à rede de esgoto, mais isso é um erro e pode causar sérios problemas de entupimento de esgoto, fique atento!
Faça saídas separadas. A água de chuva é conduzida à rede coletora de captação de águas fluviais. Ela pode ser reutilizada, nesta época de crise é uma solução inteligente que ajuda o planeta. O esgoto que vai pra rede de esgoto e deve ser tratado
para ser novamente lançado aos rios. Além de ser um uso errado do sistema, ligar água de chuva ao esgoto pode ser um pepino muito desagradável e causar gastos enormes no futuro e tem mais: A rede de esgotos não tem capacidade para suportar o volume da água gerado pelas chuvas e de acordo com o Decreto Estadual 5.916/75, artigo 13, "é expressamente proibida à introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais de esgotos sanitários". Segundo o decreto estadual, a pena para aqueles que não seguirem as normas exigidas é de advertência ou multa de um terço a três vezes o maior salário mínimo vigente no Estado ou interdição parcial ou total, temporária ou definitiva do estabelecimento ou atividade.


Esgoto da cozinha com a caixa de inspeção: Ligar o esgoto da cozinha na mesma caixa de inspeção pra onde vão os dejetos do banheiro e da lavanderia, é um erro, pois causa sérios entupimentos devido à gordura acumulada e restos de comida entre outros. E mesmo usando técnicas caseiras de desentupimento, ao longo do tempo a causa pode ser irreversível, tome cuidado. Por isso o esgoto da pia da cozinha deve ser ligado à caixa de gordura, principalmente em restaurantes e comércios que usam cozinhas industriais.


Ralo Sanfonado: Não usar ralo sifonado pra economizar com materiais, quem nunca ouviu que o barato sai caro? È exatamente isso, o ralo sifonado é muito importante, pois evita que os cheiros retornem ao ambiente, porque eles tem uma espécie de bolsinha onde a água fica parada (fecho hidríco). O ralo seco é mais barato, mas não tem o fecho hídrico. Então, se preferir o ralo seco você estará deixando de vedar a instalação, e o cheiro ruim vai aparecer, não tem jeito !

Esgoto da cozinha com ralo da casa: Ligar o esgoto da pia da cozinha a algum ralo da casa, muito comum, devido a economia, mais é um erro, o esgoto da pia deve ser encaminhado para a caixa de gordura. Se você ligar direto em ralos vai entupir, cheirar mal e até transbordar esgoto na cozinha.

Despejar esgoto na rede coletora: Achar que não tem problema se os tubos de esgoto que vai despejar na rede coletora ficarem planos, quase sem inclinação. Se o tubo de esgoto não tiver pelo menos 1% de inclinação até a rede coletora, o esgoto vai voltar! E causar sérios transtornos.

Dicas uteis que fazem toda diferença no uso diario, fique atento !