quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Borra de café causa entupimento?

Já pensou que a borra de café causa entupimento na sua pia?

O café é a segunda bebida mais consumida no país, não importa como é consumido, puro, com leite com rapadura, entre outras receitas maravilhosas feitas com café. 
Ele está presente nas casas de 80% dos brasileiros e em qualquer esquina do Pais, seja em restaurante ou aquele boteco, quem resiste ao tradicional cafezinho?
Quando consumido com moderação, proporciona alguns benefícios para a saúde, como o combate ao câncer e a depressão e o rejuvenescimento da pele.
O único problema é o que fazer com a borra de café ! Pergunta que quase ninguem sabe responder....
Algumas pessoas jogam no lixo mais a maioria no ralo da pia, e quando jogamos no ralo da pia, o acumulo desses residuos podem causar serios entupimentos na tubulação.

Afinal porque borra de café entope a pia?

A borra de café pode parecer um resíduo inocente – afinal, é apenas a sobra de um produto orgânico. Mas se engana quem pensa assim.
O acumulo de borra de café no encanamento causa serios entupimentos e que muitas vezes metodos caseiros não resolvem.
"Se jogarmos borra de café na pia, só iremos contribuir ainda mais para o seu entupimento – uma vez que os entupimentos ocorrem devido a detritos e resíduos gordurosos e óleos usados que deixamos cair no ralo"

Borra de café para desentupir é mito !

Segundo o graduando em química tecnológica Marcus Vinícius Bispo Rezende, o café é uma substância ácida e abrasiva. No entanto, só poderia ser útil em casos de obstrução leve do encanamento e em estágio inicial. 
E só a borra de café não desentope, o que ajuda em um desentupimento incinial seria o conjunto de agua fervendo e a borra, que neste caso o que ajudaria a desentuoir seria a agua fervendo e não a borra de café.
Como desentupir a pia da cozinha“Muitas pessoas usam a borra de café associada à água quente, jogando ambas no ralo da pia na tentativa de desentupir. O que ocorre de fato é que água quente ajuda a solubilizar a gordura incrustada no encanamento e isso ajuda no desentupimento. Mas só quando os canos se encontram levemente entupidos”. 

Borra de café é muito prejudicial ao meio ambiente

Quando a borra de café é jogada no lixo, ela se decompõe rapidamente, liberando metano (CH4), um gás incolor, altamente inflamável e que contribui de forma significativa para agravar o efeito estufa: ele é 20 vezes mais potente que o gás carbônico (CO2), causando desequilíbrio na camada de ozônio. Por isso pense muito bem antes de jogar a borra de café no lixo, a natureza agradece !

Borra de café, muito mais útil do que o bom cafezinho!

Ama tomar um cafezinho, seja de manhã ou no lanche da tarde? Com as nossas dicas incríveis, você vai aprender que, além da receita deliciosa da sua avó, ele pode ser utilizado para vários outros fins.
Confira 6 dicas para reaproveitar a borra de café, economizando dinheiro e protegendo o meio ambiente.

1.      Adubo natural

borra de café como adubo
O café é rico em nutrientes como cobre, potássio, magnésio, ácidos e matéria orgânica, ajudando a fertilizar o solo.
Para conseguir os benefícios desses nutrientes, misture 100 gramas de borra de café em 1 litro de água e jogue na terra onde cultiva plantas e hortaliças.
Também dá para preparar adubo orgânico com a borra de café. Misture o material com restos de folha, cascas de frutas, restos de vegetais e cascas de ovo. Lembrando que tudo deve estar triturado.
Deixe secando ao sol em um recipiente aberto. Será preciso esperar 60 dias, sempre mexendo a mistura, para que ela fermente e se torne homogênea.
Você consegue produzir um adubo natural, orgânico, muito nutritivo, com custo zero e ainda evita o descarte de todo esse material no ambiente – além de deixar o quintal livre do excesso de folhas.

2.       Plantas fertilizadas

Alguns tipos de vegetais, como alho, pitanga e hortênsias crescem melhor em solos ácidos.
A borra de café produz justamente essa acidez, por isso, usá-la no solo, como ensinamos no tópico anterior, ajuda as plantas a ficarem mais fortes e saudáveis.
Dá para aplicar a borra de café diretamente no vaso, ou misturá-la com outros fertilizantes, como farinha de ossos e esterco e adicionar ao solo onde os vegetais serão plantados.
A borra também funciona como repelente de pragas e protege as raízes contra o ataque de fungos, sendo indicada para plantar mudas e transportar folhagens.

3.      Repelente natural

Se a sua casa está com infestação de formigas ou os animais de estimação estão com pulgas, você pode ficar tranquilo: a borra de café funciona bem nesses casos, como um repelente natural, substituindo produtos químicos e tratamentos caros, com muitos efeitos colaterais.
Outra função importante é acabar com os focos de dengue. Isso pode fazer toda a diferença, especialmente em épocas de proliferação da doença.
Para acabar com as pulgas: esfregue suavemente a borra de café na pele do pet depois do banho. Enxague e deixe o animal secar normalmente. As pulgas não gostam de café, então essa é uma solução simples e barata para o problema, sem agredir a saúde do seu amigo.
A borra vai acabar com as pulgas e deixar o pelo brilhante e suave. Mas como essa é uma receita popular, é importante levar o animal ao veterinário, caso o problema persista.
Para acabar com as formigas: espalhe a borra de café nos locais onde as formigas passam. Dá até para jogar o café diretamente no formigueiro e eliminar a fonte do problema.
Lembrando apenas que ele deve estar sem açúcar, senão você terá o efeito contrário e, ao invés de acabar com as formigas, vai atraí-las.
Para acabar com o mosquito da dengue: use a borra de café no fundo de pratos e vasos de plantas. Esse truque ajuda a matar as larvas do mosquito.
Essa uma doença muito grave e que pode matar. Por isso, além da borra de café, siga todas as outras orientações de prevenção, como evitar água parada e usar telas nas janelas.
borra de café para dedetizar

4.      Elimina mau cheiro

Por conter nitrogênio, a borra de café tem poder de eliminar gás sulfúrico do ar – o que ajuda a neutralizar os odores ruins em todos os locais da casa.
Primeiro, deixe a borra secar ao sol. Depois, é só colocar no local em que o cheiro está incomodando.
Dá para usar na geladeira, depositando a borra em um recipiente e neutralizando o cheiro dos alimentos, ou fazer purificadores portáteis, colocando a borra de café em meias velhas.
Use em sapatos, banco do carro e qualquer lugar com cheiro ruim.
Se o problema for nas mãos, depois de manusear alimentos de cheiro forte, é só esfregar um pouco de borra e lavar em seguida.
5.      Limpeza doméstica
A borra de café tem propriedade abrasiva, por isso facilita a limpeza de sujeiras mais difíceis. Acrescente um pouco do produto no detergente para potencializar os resultados e use na bancada da pia.
Cuidado apenas com as superfícies porosas, que podem ficar manchadas de marrom.
Aprenda a tornar a limpeza da casa mais divertida e enfrente as tarefas com mais leveza.

6.      Esfoliante para a pele

borra de café como esfoliante
Você ainda pode produzir um esfoliante natural de alta qualidade para acabar com a sujeira e remover as células mortas da pele.
Mistura a borra de café com óleo de coco ou água, formando uma pastinha. Esfregue suavemente na pele e depois lave com água e sabão.
Além de limpar, a esfoliação melhora o fluxo sanguíneo, contribuindo para a melhoria geral da saúde da pele.

Gostou das nossas dicas?

Conheça nosso site clique aqui e veja como resolver problemas de entupimento e dedetização em geral com profissionais serios. 

Somos pioneiros e especialistas em desentupidora e temos o serviço ideal para facilitar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato e responderemos o mais breve possivel, caso queira nos adicione no whatsapp (11) 99391-6547